O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O APROVEITAMENTO DA ÁGUA ATRAVÉS DOS TEMPOS - SISTEMA HIDRÁULICO DE CAXIAS




 










 
O Ministro da Justiça, Dr. Afonso Costa e o Subdirector da casa de Correcção de Caxias, Padre António de Oliveira, junto da cascata da Quinta Real 
 
 
Palácio da Real Quinta de Caxias
Paço de Massarelos (Caxias)
 
Julgávamos nós, gente do século XXI, que a água era tão abundante (a partir do Castelo do Bode) que nos poderíamos dar ao luxo de desperdiçar aquilo que ao longo de séculos foi construído e aprovisionado como elemento fundamental à vida.
 
Para além da questão estratégica (face a cataclismos), do valor patrimonial (edificado e ambiental), importa considerar o valor económico de igual modo. Por estas razões decidimos apresentar à CMO uma proposta para que se faça o levantamento destas estruturas (ou se actualize o já feito neste âmbito) e se promova a sua protecção e recuperação. Tal foi feito no contexto do "Orçamento Participativo da CMO".
 
Em face do desconhecimento dos detentores da tutela destes sistemas hidráulicos, procuramos obter informação junto do INAG, tendo recebido hoje uma mensagem da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. -  Administração da Região Hidrográfica do Tejo, solicitando informações complementares.
 
Após resposta, aguardamos com expectativa os exclarecimentos que procuramos. 




Sem comentários: