O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 10 de abril de 2013

JARDINAGEM DO BAIRRO DA CHEPA

Do nosso associado Carlos Brito recebemos o texto em baixo

“Bom dia a todos os que vão ler estas minhas palavras.
 Hoje, pela manhã, interpelei a fiscal dos espaços verdes que se fazia transportar numa viatura da CMO. Depois de a questionar pelo modo como os espaços verdes são “acarinhados” pela empresa contratada pela CMO, fiquei a perceber melhor que:
-  Recebem ordens superiores

 - A zona de intervenção é de sequeiro
Através da informação amável da senhora, consegui entender que:

- Podar = decepar

- Sequeiro = arrancar

- Plantas arrancadas = sem reposição

E assim sucessivamente…
Com tudo isto dá para entender que o concurso lançado pela CMO deve ter sido pelo mínimo custo, ou seja, cabe à empresa o mínimo trabalho com mais rentabilidade, desculpem lucro.
Como moro á mais de 25 anos no Alto do Lagoal e acompanhei de perto a vida comunitária (e não só) sou conhecedor de pormenores e situações que foram acontecendo mas que, muitas vezes, passam ao lado das pessoas menos atentas. Por exemplo, a dita senhora desconhecia que a Rua M.S.M.Rato tem parcialmente (já teve na totalidade)um sistema de rega bem pago pela CMO para ser instalado e outra vez pago pela CMO para ser arrancado parcialmente. Posso ainda acrescentar que constato existir tratamentos diferenciados entre o espaço referido e o espaço conhecido por COMPAVE (Quinta do Alto) que também faz parte de Caxias. Este apresenta-se muito bem cuidado por um colaborador da CMO que ali intervêm aos sábados, ainda que de modo esporádico.

Será que trata de territórios diferentes? Claro que não! Como moram lá altos cargos da CMO, políticos e afins, tudo se torna agradável e simples. Podem gastar aí o que não gastam noutros lados. Será que pagam mais IMI que nós? Talvez. Será que estamos noutro território?

Claro que falo de barriga cheia e não posso deixar de elogiar/enaltecer a minha vizinha do R/C que sabe melhor o que faz. Com carinho PODA e REPOE. Apesar de amadora, faz melhor que os profissionais que, deforma compulsiva, ARRANCAM E CORTAM.

Por fim, a CMO prepara-se para cortar palmeiras na R.M.S.M.R. Uma já se foi. Talvez não tivesse recuperação e só cortando é que se resolve a situação. Também é verdade que há árvores saudáveis que de um dia para o outro, com a noite pelo meio, aparecem cortadas. Casos há em que as ARVORES CHEGAM AO CEU, porque ninguém tomou, toma ou tomará a seu cargo impedir que isso aconteça, melhor há árvores saudáveis,
Melhor que isto vai ser impossível.

Ob, aqueles que leram ate ao fim.”

Sem comentários: